USP busca se aproximar de pré-vestibulandos para atraí-los

Algumas das medidas adotadas são a participação no Preparadão Enem e programas como o Vem pra USP!

26/10/2018 - Publicado há 5 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

A Universia realiza o Preparadão Enem, grande festival de educação destinado ao público pré-universitário, às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento, que será realizado na próxima terça-feira, dia 30, no Ginásio do Ibirapuera, e terá transmissão pela internet, tem apoio da USP. O professor Renato Sanches Freire, diretor executivo da Fuvest, apresentará uma série de orientações e dicas para os vestibulandos, um raio X de uma das provas mais concorridas do País.

O professor Edmund Baracat, pró-reitor de Graduação da USP, explica que o Preparadão tem importante papel na divulgação da Universidade, levando-a para estudantes do ensino médio e fundamental. Para isso, participa do evento através de programas como o Vem pra USP!, por exemplo. Com isso, busca-se mostrar que a USP é pública, que possui uma vasta gama de cursos de graduação, e que vale a pena o esforço para ingressar nela e usufruir do que ela tem a oferecer.

Estará presente, também, o diretor executivo da Fuvest, professor Renato Freire. Ele fará uma apresentação formal, mostrando como é a Fuvest, outra forma de processo seletivo para a USP, além do Enem. Baracat acredita que esse primeiro contato é fundamental para que o olhar que muitas vezes se tem do vestibular, de que é um “bicho de sete cabeças”, seja desmistificado. Com isso, é esperado que os estudantes sejam atraídos para a Universidade e que preencham as cerca de 11 mil vagas existentes entre Fuvest e Sisu.

Estão convidados também pesquisadores de diversas áreas, escritores, professores e até youtubers, para que se possa realizar a comunicação na linguagem desse público mais jovem. E essa modernização da comunicação através de vídeos e outras ferramentas que o progresso tecnológico e cultural traz é muito importante no diálogo com esses estudantes. O pró-reitor conta que haverá no evento, constantemente, um vídeo da USP sendo projetado em um telão, para que se possa apresentar a Universidade através de recursos audiovisuais. Ele diz, também, que a USP terá um estande em que apresentará seus cursos e sua estrutura.

jorusp