Uso de lentes de contato pode ir além da função estética

Nesta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre o uso e higienização das lentes de contato

 13/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre lentes de contato, pequeno disco transparente maleável que pode ser colocado nos olhos para melhorar a imagem.

Segundo o professor, as lentes de contato foram introduzidas na prática clínica e levadas aos pacientes inicialmente nos anos 60. Já nos anos 70 e 80, as lentes viraram objeto de desejo para quem queria se livrar dos óculos de grau.

Além disso, o professor fala sobre a higienização adequada das lentes de contato. “Elas podem ser transmissoras de germes que causam infecções e problemas para o olhos.”

Rocha explica que, ao contrário do que muitos pensam, as lentes de contato não servem somente para fins estéticos, mas também podem ser terapêuticas em casos de graus complexos, quando os óculos não dão boa correção óptica, e, ainda, para indivíduos que também têm a superfície ocular sensível ou dolorosa, e para aqueles com poucas lágrimas.    

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.