Universidade no Japão discute autoritarismo no mundo contemporâneo

Martin Grossmann comenta visita ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Waseda

Em visita ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Waseda, em Tóquio, no Japão, o professor Martin Grossmann participou de dois eventos que tiveram como tema o autoritarismo no mundo. “Aqui, os pesquisadores estão dando muito destaque a essa questão, em razão da polarização que ocorre atualmente em várias partes do mundo”, afirma Grossmann, lembrando que o Japão tem atualmente um governo com discurso conservador, que inclusive já questionou as humanidades e o investimento de recursos públicos em áreas como ciências sociais e política. “É importante que, no Brasil, as universidades também deem atenção para assuntos que estão remodelando o nosso mundo, como o autoritarismo.” Grossmann foi diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP entre 2012 e 2016.

Esse foi o tema da coluna de Martin Grossmann, Na Cultura o Centro Está em Toda Parte, transmitida no dia 25 de setembro de 2019.

Ouça no link acima a íntegra da coluna.

Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar toda quarta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.