Universidade deve potencializar e dar assistência à geração de empresas

Movimentos como os de empresas juniores e grupos de extensão expõem a importância da educação empreendedora

jorusp

O Momento USP Inovação desta semana conversa com o professor  Marcos Ribeiro Pereira Barretto, da Escola Politécnica (Poli) da USP, sobre inovação e empreendedorismo. O professor fez uma pesquisa para tentar entender que fatores favorecem um ecossistema de inovação. Ele contou ao Jornal da USP no Ar que existe uma série de fatores para proporcionar esse ambiente, e o primeiro deles é incentivar a discussão sobre o tema.

Uma das maneiras de fomentar a discussão são as chamadas disciplinas USP, que envolvem alunos de diversos institutos. “Isso atrai inicialmente o aluno para darmos a potencialização inicial de suas ideias. Depois, precisamos dar a assistência para que transformem a ideia em empresa”. Segundo Barretto, existe uma série de movimentos que circula pela Universidade para fazer com que isso aconteça.” O Movimento das Empresas Juniores é um bom exemplo do potencial dessa ideia, e existem também grupos de extensão como os de Robótica e Tecnologia”.

A ideia é formar um grupo que se organize dentro de uma lógica empresarial. “É difícil conseguirmos criar esse tipo de experimento dentro da sala de aula, então é importante que esses movimentos existam para fortalecer o nosso sistema empreendedor.” O professor comenta que a Poli tem uma tradição empreendedora de sucesso, mencionando casos de empresas como a Yellow e Nubank.

A principal importância desse incentivo ao empreendedorismo, dentro da faculdade, vem do fato de esses alunos se tornarem geradores de empregos. “O melhor programa de renda que a gente pode ter neste país é esse incentivo à geração de empregos. Temos exemplo de iniciativas como a InfoPrice, que faz pesquisa de preços de mercado. A empresa começou no sofá da minha sala, e hoje gera 200 empregos”, contou.

Uma oportunidade para conhecer o que tem sido feito na Escola Politécnica da USP e fazer contatos: no dia 24 de agosto, das 10 às 16 horas, será realizado o 2º Encontro Gerações, com alunos, ex-alunos, professores e funcionários da escola. O evento comemora os 126 anos de criação da Poli. Para se inscrever e obter mais informações, acesse este link.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP, Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •