União entre academia, setores públicos e privados gera inovação

Plataforma propicia informação, dados e contatos a desenvolvedores de startups em busca de soluções

13/03/2019 - Publicado há 5 anos

jorusp

Hoje o Momento USP Inovação conversou com Gisela Domschke, curadora de cultura, e Pedro Pugliesi, diretor de relação governamental do novo centro de inovação de São Paulo, o Hub SP, que une a academia, o poder público, a iniciativa privada e os empreendedores, oferecendo infraestrutura física, conteúdo e suporte para o desenvolvimento de negócios inovadores. O objetivo do projeto é desenvolver startups que tragam soluções para desafios dos setores público e privado nas áreas da saúde, mobilidade urbana, educação, turismo, comunicação, entre outras.

O Hub SP é uma iniciativa da Investe SP, com sede ao lado do Portão 2 da Cidade Universitária da USP, na Avenida Politécnica, 82. O espaço recebeu sua primeira turma de empreendedores Hub/x em janeiro deste ano. Os mentores são nomes competentes da iniciativa privada e pública. Além disso, recebe as formações do Empreende Aí, uma escola de negócios que busca impacto social ao levar uma visão moderna do mercado à periferia. Essa iniciativa educacional seleciona seus melhores participantes para ocupar 20% das vagas Hub/x, uma forma de democratização da plataforma. O objetivo, afinal, é proporcionar acesso (a informações, dados e contatos), uma vez que o capital existe, diz Pugliesi.

A plataforma também conta com uma série de eventos, a curadoria é feita pela Gisela Domschke. Às segundas, ocorre o Open Day, visitas guiadas pelos líderes da comunidade no Hub SP. Nas terças, membros contam sobre suas experiências de fracasso, o F’Ckups, deixando seus exemplos à posteridade. O Super Talk, no dia seguinte, traz convidados importantes dos três setores para palestras acerca de inovação. Já na quinta, acontece o 15:15, debate no qual, depois de 15 minutos de apresentação, a audiência tem mais 15 minutos para tirar dúvidas; a curadoria é aberta, logo, estudantes e professores podem discorrer sobre suas pesquisas e planos de mercado. Ainda existe um coworking aberto a todos os interessados, relembram os entrevistados.

Os interessados podem procurar mais informações e, se quiserem, inscrever-se na iniciativa no site da plataforma

jorusp