“Uma forma de a USP dialogar sobre as questões centrais brasileiras”

Este é o objetivo do seminário USP Pensa Brasil que acontece a partir deste 29/8

 26/08/2022 – Publicado há 2 anos     Atualizado: 29/08/2022 as 19:28

Após as falas de abertura do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e da vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, na abertura do seminário USP Pensa Brasil, nesta segunda-feira, 29/8, às 19h, o público do evento será brindado com uma performance especial. O cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda lerá, em vídeo, fragmentos do livro Raízes do Brasil, do historiador, e seu pai, Sérgio Buarque de Holanda, um dos mais importantes clássicos da historiografia e da sociologia brasileiras. O livro já teve mais de 200 mil unidades vendidas inclusive no exterior – e é uma das referências em todos os debates que dominarão o evento USP Pensa Brasil, que será realizado de 29/8 a  2/9 próximos na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), na Cidade Universitária, em São Paulo.

Chico Buarque – Foto: Divulgação

“O evento USP Pensa Brasil é uma forma de a Universidade dialogar como instituição sobre questões brasileiras centrais”, define a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda. Durante uma semana, o evento vai reunir professores e pesquisadores da Universidade e de outras instituições para debater questões emergentes do País. Idealizada por Maria Arminda, a programação foi pensada para estimular cada vez mais a participação da Universidade no debate público, discutindo grandes temas nacionais, assim como disseminar o conhecimento produzido na academia.

 “A proposta do evento é trazer um grande debate sobre a conjuntura nacional, reunindo também os vários esforços do que vinha sendo produzido em diferentes institutos da USP”, acrescenta Alexandre Saes, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP) e um de seus curadores. “O objetivo é mostrar a importância da Universidade não só na produção de conteúdo, mas também no aspecto de conectá-la nesses debates mais amplos da agenda do País de hoje” (veja artigo na sessão Articulistas).

O Jornal da USP convidou os cinco conferencistas que farão palestras no seminário USP Pensa Brasil, ao longo da semana do evento, para adiantar um resumo de suas falas, que serão debatidas, em seguida a cada exposição, por especialistas convidados.

Como Pensar o Brasil no Século XXI

Historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz

29/8 19h15

Relações entre Estado e Desigualdade no Brasil

Embaixador e jurista Rubens Ricupero

30/8 19h15

Impasses da Democracia Brasileira

Cientista Maria Hermínia Tavares de Almeida

31/8 19h15

Antropoceno e o Novo Paradigma Ambiental Brasileiro

Cientista Carlos Nobre

1º/9 19h15

Impasse da Cultura Moderna no Brasil

José Miguel Wisnik

2/9 19h15

Macunaíma não poderia estar ausente de um seminário sobre a história do Brasil. Sua presença está garantida pela participação da cantora Maria Bethânia, que lerá fragmentos da obra-prima de Mário de Andrade.

Além da programação do seminário USP Pensa Brasil, no período de 29/8 a 2/9 próximos, a Universidade vai apresentar a sua produção interna, por intermédio de palestras sobre o programa Eixos Temáticos USP em Pauta, outras ações, e também sobre as suas atividades em torno do centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da Independência do Brasil, comemorados em 2022. Será uma ampla e variada apresentação das iniciativas da USP em torno dessas datas e sua colaboração para a discussão do momento atual do Brasil e dos desafios que se desenham à frente do País.

Maria Bethânia – Foto: Divulgação

Macunaíma não poderia estar ausente de um seminário sobre a história do Brasil. Sua presença está garantida pela participação da cantora Maria Bethânia, que lerá fragmentos da obra-prima de Mário de Andrade.

Maria Bethânia – Foto: Divulgação

Além da programação do seminário USP Pensa Brasil, no período de 29/8 a 2/9 próximos, a Universidade vai apresentar a sua produção interna, por intermédio de palestras sobre o programa Eixos Temáticos USP em Pauta, outras ações, e também sobre as suas atividades em torno do centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da Independência do Brasil, comemorados em 2022. Será uma ampla e variada apresentação das iniciativas da USP em torno dessas datas e sua colaboração para a discussão do momento atual do Brasil e dos desafios que se desenham à frente do País.

Um observatório sobre as instituições

O ministro Ricardo Lewandovski, do Supremo Tribunal Federal, será o presidente do Conselho do Observatório USP das Instituições, que será lançado no último dia do USP Pensa Brasil, 2/9, próximo às 18h, com a presença do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

O Observatório USP das Instituições, que congregará especialistas nacionais e internacionais, pretende analisar como funcionam as instituições brasileiras, nas suas diversas modalidades, da família ao Estado brasileiro, e propor debates sobre sua organização e funcionamento. 

(Veja a íntegra da programação aqui)

+ MAIS


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.