“Um em cada nove homens deve apresentar câncer de próstata”

Segundo o urologista Miguel Srougi, os asiáticos são menos propensos a manifestar a doença, mas quando migram para o Ocidente passam a desenvolvê-la, o que demonstra que fatores ambientais, estilo de vida e alimentação favorecem seu surgimento

 07/12/2021 - Publicado há 2 anos
Por
O exame de toque e a dosagem de PSA no sangue são os métodos mais eficientes para detectar o câncer de próstata – Ilustração: Reprodução/Serviço de Comunicação Social – USP-RP
Logo da Rádio USP

O câncer de próstata é o tipo mais comum a atingir os homens, chegando a 29% dos casos da doença no País. Uma estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que 65.840 novos casos devem surgir no período de 2020 a 2022. Somente neste ano de 2021, o número de casos novos chega a quase 70 mil. Situada na saída da bexiga, a próstata é uma pequena glândula que tem como função produzir o esperma, um líquido que conduz os espermatozoides até o útero da mulher, permitindo a fertilização dos óvulos. Dois problemas podem ocorrer nessa glândula, passada a fase reprodutora masculina.

Segundo o urologista Miguel Srougi, professor titular de Urologia da Faculdade de Medicina da USP, “primeiro há um crescimento benigno que surge na glândula e tende a obstruir o canal da uretra, mas também pode surgir o câncer da próstata, com uma degeneração das células que se malignizam”. Cerca de 90% dos homens vão ter crescimento benigno e a descoberta na fase inicial permite grandes chances de cura.

Alguns fatores favorecem o desenvolvimento do câncer de próstata. Segundo  Srougi, o “primeiro são os fatores hereditários. A etnia também oferece uma predisposição à doença. Os negros têm mais câncer de próstata que os brancos, já os indivíduos ocidentais e os índios têm menos chance de desenvolver a doença. Uma curiosidade em relação ao problema é que, quando os asiáticos, que têm menos chances de desenvolver a doença, migram para o Ocidente e assumem seus hábitos e estilo de vida, passam a ter mais chance de desenvolver o câncer de próstata. Isso demonstra que fatores ambientais, estilo de vida e alimentação favorecem, de alguma forma, o desenvolvimento da doença”.       

Os exames periódicos e preventivos são muito importantes, porque, em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas. Eles devem ser realizados a partir dos 50 anos, quando começa a surgir com mais frequência esse tipo de câncer; já quando há casos na família, isso pode ser feito mais cedo e a avaliação deve ser iniciada antes dos 45 anos. O exame de toque e a dosagem de PSA no sangue são os métodos mais eficientes para detectar a doença. O tratamento pode ser cirúrgico, radioterápico ou hormonal. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.