Tycho Brahe revolucionou a astronomia muito antes do telescópio

Com observações obstinadas e muito precisas, Tycho Brahe ajudou a promover uma verdadeira revolução científica e filosófica antes mesmo da invenção do telescópio

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner fala mais uma vez desse tema sempre cativante que é história da ciência. Hoje o assunto é o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, que viveu no século 16.

Para o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP,  Tycho Brahe é menos conhecido do que deveria, considerando seus feitos. Entre eles está a observação da explosão de uma estrela, hoje chamada de Supernova. Além disso, ele realizou medidas e fez uma compilação de dados que serviriam mais tarde para Johannes Kepler estabelecer o padrão existente no movimento dos planetas, que agora é conhecido como as leis de Kepler.

Ouça mais detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 217
  •  
  •  
  •  
  •