TSE firma jurisprudência visando à punição de fake news nas eleições de 2022

De acordo com Rubens Beçak, essa medida é importante por demonstrar que a Justiça Eleitoral está atenta para o fenômeno das fake news

 Publicado: 08/11/2021
Rubens Beçak entende que a fixação de tese já é um passo importante, pois demonstra como o TSE enxerga as fake news – Foto : Memyselfaneye – Pixabay

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou jurisprudência para a punição de fake news nas redes sociais para as eleições em 2022. A medida poderá ser aplicada até em chapas não eleitas, com pena de prisão, dependendo do caso.

O professor Rubens Beçak, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (FDRB), explicou durante o Jornal da USP no Ar 1ª Edição os parâmetros dessa jurisprudência, que vão além da análise das mensagens de fake news. “A questão do alcance do ato ilícito, o grau de participação das chapas, ou seja, de quem é candidato naquilo, se a pessoa está por trás daquilo ou não e, finalmente, algo que já é entendido pela justiça como inadmissível, que é o financiamento por pessoa jurídica”, afirma.

 Para Beçak, essa fixação de tese já é um passo importante, pois demonstra como o TSE enxerga esse fenômeno das fake news. “Será visto um temor muito grande por todas as chapas em todas as eleições Brasil afora, porque faz uma relativização importante de que a Justiça Eleitoral está atenta para sempre que apareçam essas manifestações nas eleições”, completa o professor.

Ele acredita que isso irá formar uma jurisprudência cada vez mais massiva, de modo a ajudar na cassação de chapas que utilizarem desses meios para se eleger, com a aplicação de inelegibilidades.

 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.