Trump utiliza diferentes estratégias para beneficiar os EUA

Aumento de tarifas e ameaças são as “negociações” envolvendo o mandatário americano

 15/08/2018 - Publicado há 6 anos

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre as estratégias de negociação do presidente Donald Trump, principalmente contra a Turquia. O professor relata que o americano utiliza táticas não muito comuns entre os americanos. “Ele utiliza ameaças, elevações de tarifas, sempre visando a beneficiar os Estados Unidos.”  

Ainda de acordo com Nakabashi, essa é uma estratégia que afeta mais alguns países e menos outros. Esse impacto depende de o quanto o país é dependente da economia americana e, ainda, dos fundamentos macroeconômicos da economia em questão.

Sobre a economia turca, o professor diz que as mudanças nas tarifas impostas pelos americanos terão forte impacto e que o Brasil também será afetado. “A economia brasileira é afetada não só pelas relações conturbadas entre as duas economias, mas também porque a economia americana entrou em uma reversão da taxa de juros.”  

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.