Trump merece vitória na luta contra uso indiscriminado de opioides

Alexandre Faisal relaciona o consumo da droga ao pós-operatório das cesarianas

 07/12/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nas últimas semanas, o presidente Donald Trump declarou guerra ao uso indiscriminado de opioides — fármacos derivados do ópio, com potente ação analgésica, utilizado em caso de dores agudas, crônicas e pós-operatórios. A droga traz bem-estar físico, psicológico e euforia, mas tem grande propensão a causar dependência em quem a utiliza.

Segundo dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), cem norte-americanos morrem por dia vítimas de overdose causadas por opioides — uma verdadeira epidemia. Conforme aponta o dr. Alexandre Faisal, grande parte dos fármacos é proveniente da prescrição da droga para mulheres em fase pós-cesariana.

O período pós-parto é realmente doloroso, no entanto, o colunista indica que Trump está correto em sua luta. Drogas alternativas deveriam ser utilizadas no tratamento e outra opção é destruir os opioides prescritos em excesso no pós-operatório.

Ouça o áudio da entrevista acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.