Treinamento para leigos ajuda a salvar vítimas de paradas cardíacas

Iniciativa pode salvar de 200 a 400 mil vidas por ano ao combater a terceira causa de morte no mundo, afirma Naomi Nakagawa

16/10/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 06/11/2019 as 7:15

Hoje é o dia mundial World Restart a Heart, que alerta sobre a terceira maior causa de morte no mundo, a parada cardíaca súbita. O Instituto do Coração (InCor), com coordenação do Kids Save Life Brazil, conta com atividades gratuitas que mostram como crianças, a partir de 11 anos, adolescentes e adultos leigos (não profissionais da saúde) podem salvar uma vida utilizando apenas duas mãos. “Se feita adequadamente, a medida pode salvar de 200 a 400 mil vidas por ano”, afirma Naomi Kondo Nakagawa, professora de Fisioterapia da Faculdade de Medicina (FM) da USP e responsável por pesquisa sobre métodos científicos e Fisioterapia em Disfunções Cardiovasculares ao Jornal da USP no Ar.

Um treinamento simples e rápido, de cerca de meia hora, ensina como ajudar uma vítima a partir dos chamados três Cs: Checar a responsividade, ou seja, ver se a pessoa responde; Chamar por ajuda, ligando para 192 e pedindo para trazer o Desfibrilador Externo Automático (DEA); realizar Compressão Efetiva depois de verificar que a pessoa não está respirando. No último passo, é preciso fazer as compressões sobre o tórax da vítima, com a mão espalmada, a partir de uma velocidade de 100 a 120 compressões torácicas de alta qualidade por minuto, com uma profundidade de 5 cm a 6 cm. Essa proatividade ajuda enquanto o serviço especializado não chega, e pode restaurar a consciência espontaneamente.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.

Jornal da USP no Ar