Tratamento de trauma pede equipe multiprofissional especializada

Acidentes de trânsito e mortes por armas representam grande parcela dos atendimentos de emergência

Roseny dos Reis Rodrigues, médica anestesiologista, participa do Programa de Residência Médica em Anestesiologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), e fala do trabalho desenvolvido no Hospital das Clínicas da USP (HC) para aprimorar o atendimento de casos de trauma. A médica destaca que se trata de um problema de saúde pública presente tanto em pequenos quanto em grandes centros urbanos e que acomete sobretudo a parcela economicamente ativa da população.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Roseny enaltece o preparo e o treinamento dos profissionais do HC, ressaltando o alinhamento entre as múltiplas especialidades médicas envolvidas. Esta qualidade, explica a anestesiologista, é fundamental, pois o trauma possui três picos de morte: na cena, algumas horas depois, ou até dias ou semanas depois, por conta de alterações vasculares ou hemodinâmicas, cujos métodos de imagem não são suficientes para diagnosticar. Portanto, a experiência e o comprometimento dos médicos do HC faz toda a diferença, declara a Doutora. Entre os dias 28 e 29 de julho ocorre o III Simpósio Internacional de Trauma, organizado pela FMUSP, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo. O evento se destina exclusivamente à médicos. Para mais informações acesse http://www.anestesiologiausp.com.br/iii-simposio-internacional-de-trauma-jul2017/

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •