Testículos fora da bolsa escrotal exigem correção imediata

De acordo com especialista da FMUSP, caso o problema não seja solucionado, prejuízos à saúde podem ocorrer no futuro

 06/10/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP
Foto: Indradi Soemardjan/Wikimedia Commons

A criptorquidia é uma condição que ocorre quando os testículos encontram-se fora da bolsa escrotal, uma anomalia usualmente descoberta no consultório médico por meio de um exame clínico em crianças de zero a dois anos de idade. Segundo o professor Uenis Tannuri, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, caso o exame não seja realizado – ou o diagnóstico só aconteça quando o indivíduo já se encontre na idade adulta -, podem ocorrer prejuízos à saúde.

O especialista alerta para o fato de existirem situações em que é normal o testículo estar fora da bolsa escrotal – o chamado testículo retrátil. Nesse caso, o médico, por meio de manobras palpatórias, pode recolocá-lo  no devido lugar. O problema ocorre quando o testículo permanece fora da bolsa escrotal mesmo com a adoção daquele procedimento. Eventualmente, o tratamento pode ser cirúrgico.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.