Testes para covid-19 nesta fase da pandemia podem ajudar a desacelerar a contaminação

Evaldo Stanislau Affonso de Araújo fala sobre os diferentes testes para covid-19 e o seu papel no combate à epidemia

 26/01/2022 - Publicado há 2 anos
Os testes devem ser feitos onde o vírus tem maior presença, no nariz e na garganta – Foto: Denise Guimarães/FOB USP

A disseminação da variante ômicron causou o aumento da busca por testes rápidos e da discussão sobre a liberação dos autotestes, que ainda não foram autorizados pela Anvisa.

Evaldo Stanislau Affonso de Araújo – Foto: Câmara Santos

Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP e membro da diretoria da Sociedade Paulista de Infectologia, comentou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição sobre os diferentes testes para covid-19 e o seu papel no combate à epidemia.

Segundo o especialista, tanto os testes rápidos quanto os autotestes para covid-19 são de alta tecnologia, eficazes e simples de serem utilizados. A confiabilidade desses testes é absoluta, quando utilizados corretamente.

O especialista explica, no entanto, que precisamos entender que pergunta o teste busca responder. “No caso dos autotestes e dos testes rápidos, a pergunta é: neste momento, a pessoa que está fazendo o teste tem uma quantidade de vírus suficiente para transmitir para um terceiro?”, conta, e destaca que o teste não responde se a pessoa tem a doença ou não.

Os diferentes testes

“Nós temos várias possibilidades de chegar no mesmo caminho, que é a detecção do nosso alvo, que é o sars cov-2”, conta Stanislau. O infectologista explica que há o teste molecular e o de antígeno.

O teste molecular PCR funciona através da interação de uma parte do vírus com a enzima polimerase. É um teste rápido e altamente sensível, porém não pode ser feito pelo usuário, é caro e, por ser extremamente sensível, pode detectar o vírus mesmo quando a pessoa já não o transmite mais. Há, também, o teste molecular RT-Lamp, uma versão mais simplificada do PCR.

O teste de antígeno tem a vantagem de ser muito estável com as diferentes variantes da covid-19. O teste funciona através de uma reação com o anticorpo que combate o nucleocapsídeo do vírus. O teste é mais acessível e é mais eficaz na primeira semana após a contaminação.

Como funcionam os testes?

Os testes devem ser feitos onde o vírus tem maior presença, no nariz e na garganta. Para o autoteste, Stanislau recomenda a coleta nasal, altamente sensível e eficaz. Segundo ele, a coleta na faringe para autoteste tem o risco de causar reflexo de vômito e traumas.

Outra possibilidade é o teste de saliva, que não pode ser feito pelo usuário, mas pode ser coletado em casa e enviado a um laboratório. Por ser menos incômodo, é ideal para crianças. O resultado desse teste é mais demorado.

Como os testes colaboram para combater a pandemia?

Segundo o infectologista, os testes permitem monitorar com precisão o desenrolar da pandemia, facilitando decisões como o aumento do número de leitos e a contratação de profissionais da saúde. Também é importante para o controle de cadeias produtivas, como o setor de transporte público, comércios e escolas, que, através do teste, podem ter um controle maior do número de funcionários que precisarão se afastar.

Os testes ainda têm importância social por permitirem que pessoas infectadas evitem circular com o vírus.

O especialista comenta que podemos estar “perdendo o timing” para conter a ômicron. “A doença se espalhou de tal maneira que é quase impossível a gente fazer qualquer tipo de contenção”, conta. Para ele, o ideal é tentarmos desacelerar a infecção da população, para evitar que todos se contaminem ao mesmo tempo.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.