Terapia assistida com cães muda rotina de crianças hospitalizadas

Alegria, motivação e interação ao tratamento são alguns dos resultados obtidos por meio desse recurso terapêutico

09/10/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Tratamentos prolongados devido ao fato de lidarem com doenças de alta complexidade podem ser entediantes, desgastantes e, até mesmo, depressivos, para crianças e adolescentes internados no Instituto da Criança da USP. O uso de animais durante esse processo pode fazer toda a diferença. A ONG Cão Terapeuta, especializada no desenvolvimento desse trabalho utilizando animais, é muito criteriosa em sua realização. Os animais são preparados para lidar com crianças desde bebê, e o resultado costuma ser muito bom. Os dias de visita, com uma hora de duração, mudam totalmente a rotina dos pacientes infantis, que recebem os bichinhos com muita alegria e expectativa. A Rádio USP conversou a respeito com Jussara Oliveira Zimmerman, coordenadora da assistência de humanização do Instituto da Criança.