Principal divisão do cérebro recebe o nome de telencéfalo

O telencéfalo é formado pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo e apresenta os chamados giros cerebrais

 08/02/2019 - Publicado há 5 anos
Por

Nesta edição do Anatomia Responde, o professor Luis Fernando Tirapelli descreve como está constituído o telencéfalo, que representa a principal divisão do cérebro. Segundo o professor, o telencéfalo é formado pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, que, em toda superfície, apresentam os chamados giros cerebrais, bastante característicos.

O professor explica que os giros são formados na porção externa pelo córtex cerebral, ou seja, pela substância cinzenta, “onde estão localizados os corpos dos neurônios com as diversas áreas funcionais, por exemplo, a área da visão; da gustação; a área motora, que controla a movimentação voluntária dos músculos estriados esqueléticos; a área da linguagem; entre outras diversas áreas funcionais.”

Visão da face superolateral do hemisfério cerebral esquerdo, mostrando algumas das áreas de Brodmann (numeradas), nos diferentes lobos. Por exemplo, observamos a área motora primária (área 4 de Brodmann) no lobo frontal e a área primária da visão (área 17 de Brodmann), no lobo occipital

Tirapelli diz que, segundo o anatomista alemão Korbinian Brodmann, foram descritas 52 áreas baseadas na organização neuronal do córtex, as denominadas “áreas de Brodmann”. “As áreas de Brodmann são muito conhecidas e amplamente utilizadas na clínica e na pesquisa médica. Unindo os dois hemisférios cerebrais que constituem o telencéfalo, observamos o corpo caloso, a principal comissura cerebral, um conjunto de fibras nervosas que, de forma transversal ou horizontal, une áreas recíprocas ou de mesma função nos dois hemisférios.”

O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.