Tecnologia de armazenamento de carbono pretende amenizar efeitos das mudanças climáticas

Segundo Isabela Morbach, ao invés de ir para a atmosfera, o CO2 é capturado e passa por um processo capaz de injetá-lo no subsolo, em reservatórios geológicos

29/09/2021 - Publicado há 2 anos

.

O objetivo é fornecer parâmetros para a criação de um Marco Legal que propicie segurança jurídica às empresas que optarem pelo armazenamento – Foto: Pixabay

Em colaboração, o Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) e o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP elaboram um projeto de lei sobre a estocagem do carbono. O objetivo é fornecer parâmetros para a criação de um Marco Legal que propicie segurança jurídica às empresas que optarem pelo armazenamento de CO2. O documento ficará disponível para que órgãos e instituições interessados possam consultá-lo.

Isabela Morbach, advogada e  pesquisadora do grupo, explica ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição que o projeto trabalha com técnicas de captura de carbono (CCS). “Ao invés de ir para a atmosfera, a gente captura esse CO2, ele passa por um processo, e agora a gente é capaz de injetar ele no subsolo em reservatórios geológicos”, afirma. Essa tecnologia pode ser importante para reduzir a emissão do gás e amenizar os efeitos das mudanças climáticas, por exemplo.

Existem diversas instalações que utilizam o CO2 injetado para extrair mais petróleo do reservatório. Entretanto, os projetos de estocagem são mais limitados. “Hoje são 26 em operação no mundo e 34 em fase de desenvolvimento”, afirma Isabela. No Brasil, não existem projetos dessa natureza.

Segundo a advogada, a legislação brasileira está orientada na lógica de extração dos materiais do subsolo, e não de inserção e armazenamento como no caso do CCS. “[É preciso] definir quem seria a autoridade, quais são as regras e responsabilidades de quem opera, por quanto tempo, se paga ou não, todas as regras relacionadas à lógica de que o subsolo passa a ter a função de armazenar algo de forma permanente.”

Isabela também ressalta a importância de regulamentar o armazenamento de CO2, pois os resultados dessa atividade serão, em tese, permanentes naquele local do subsolo. Dessa forma, é necessário que existam normas para o monitoramento desse material armazenado.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.