Tecnologia 5G ainda está em implementação no Brasil e vários países já falam na 6G

Marcelo Zuffo diz que a quinta geração ainda está passando por uma normatização, em especial no Brasil, que poderia ter participado mais ativamente na padronização dessa tecnologia

 20/06/2022 - Publicado há 2 anos
Fotomontagem feita por Guilherme Castro/Jornal da USP com imagens de Freepik

 

Logo da Rádio USP

O Jornal da USP no Ar 1ª Edição conversou com o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP e Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), que vem coordenando pesquisas e desenvolvimentos na área de meios eletrônicos interativos.

O professor começa destacando que ainda existem “alguns percalços” com a implementação do 5G no Brasil e que, em relação à tecnologia 6, teríamos que resolver algumas problemas fundamentais, ao destacar a questão do arcabouço tecnológico que será utilizado e a indefinição dos domínios, a depender do sucesso ou fracasso da tecnologia no mundo. 

A forma como o 6G se destaca em relação às tecnologias anteriores está no volume de transmissão de dados, que poderia ser “no mínimo 10 a 100 vezes maior” em relação ao 4G e ao 5G. Justamente por isso, questões de ordem dos domínios e padronização das aplicações da ferramenta podem ser os maiores impeditivos para que ela chegue rápido no País. 

Marcelo Zuffo – Marcos Santos/USP Imagens

A padronização depende de discussões e participação de diversos países, já que a área apresenta uma competição “bastante acirrada”. Nações como Estados Unidos, Japão, China e alguns países europeus disputam milimetricamente cada espaço de discussão em fóruns tecnológicos, estando “em jogo bilhões de reais de patentes e projeção tecnológica de um país em relação ao outro”, complementa Zuffo. 

Barreiras na implementação 

A quinta geração ainda está passando por uma normatização, em especial no Brasil, que, na opinião do professor, poderia ter participado mais ativamente na padronização dessa tecnologia. Ele diz, ainda, que a problemática no financiamento de pesquisas científicas no País, somada ao contexto de pandemia e de guerra na Ucrânia, tem gerado uma “confusão muito grande nas cadeias globais e suprimentos de eletrônicos”, impactando de forma muito negativa a implantação do 5G. 

Ainda não havendo definição da agenda dessa geração, levará mais algum tempo para que o 6G passe do quadro incerto para ser colocado em prática. O professor lembra ainda que isso configuraria um cenário complexo, porque não envolve só a internet: “A humanidade precisa muito de comunicação e internet de qualidade. E essa demanda e a vontade da sociedade consumir fazem com que esse cenário seja complexo, porque há a competição em torno da temática, seja por corporações tecnológicas, seja pelas ideias com que a sociedade humana consome essa tecnologia”. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.