Técnicas avançadas e sustentabilidade fazem a mineração inovadora

Mesmo com modernização e desenvolvimento apurado, mineração ainda é subestimada no Brasil

 05/07/2017 - Publicado há 7 anos

Segundo o professor aposentado da Escola Politécnica da USP Arthur Chaves, a mineração é um setor que ainda não tem reconhecimento necessário, apesar de sua importância.

Ele explica que inovações nas técnicas de separação de partículas e em equipamentos têm trazido mais eficiência. Além disso, a preocupação com o meio ambiente tem sido cada vez mais presente no setor.

Foto: José Cruz / Agencia Brasil

O professor ainda comenta o caso de Mariana, que foi uma surpresa para os profissionais da área devido à alta qualidade técnica da Samarco, conhecida pelo pioneirismo em todo o mundo. Ele ainda explica como as inovações têm sido utilizadas para mitigar o estrago deixado pela tragédia em Minas Gerais.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.