Técnica de meditação ajuda a manter o controle de concentração

“Mindfulness” é a ideia de “recordar”, sempre levar a mente de volta ao que está acontecendo no aqui e agora

14/11/2017 - Publicado há 6 anos

O controle pleno de si é uma das maiores dificuldades que um indivíduo pode encontrar em sua vida. Para desenvolver tal controle surgiu o mindfulness (atenção plena, em inglês), que é o estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente.

Foto: Fernando Stankuns/Flickr-CC

As práticas dessa atividade incluem meditação, escaneamento corporal e respiração atenta, para alcançar a habilidade presente em todo ser humano da concentração destinada a focar a atenção exclusivamente no que se está fazendo.

Mindfulness é um aspecto da prática meditativa que reflete a capacidade humana básica fundamental para prestar atenção em aspectos relevantes, na sua forma mental não julgadora, que, por sua vez, cultiva o pensamento claro e a abertura do coração.

O mindfulness tem a ideia de trazer e difundir para as pessoas o conhecimento que elas têm dentro de si e não fora, explica a chefe do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Edilaine Donato.

Por: Thainan Honorato