Taxa de juros sempre teve ciclos no Brasil

Professor Luciano Nakabashi conta como a taxa de juros pode influenciar a economia

 04/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre taxa de juros. Ele conta que os ciclos que envolvem aumento e queda são comuns e percebidos desde o Plano Real em 1994.

Segundo Nakabashi, a queda atual dos juros no Brasil é fundamental para estimular a economia ao longo do tempo. Já que a redução estimula o consumo de bens duráveis, reduz o custo do investimento e, consequentemente, impulsiona a economia.

Além disso, o professor diz que a taxa de juros afeta diretamente empréstimos direcionados,  como na agricultura. Assim, quando está baixa, os investidores têm menos opções para investir em títulos do governo e precisam procurar novas formas de investimentos. Essa realidade pode afetar outras taxas de juros, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.