Tanto aqui como nos EUA, a TV pública motiva discussões

Por aqui, o presidente eleito deseja extinguir ou privatizar a TV Brasil; nos EUA, Trump quer uma emissora que atenda a seus interesses

 03/12/2018 - Publicado há 5 anos

Muito frequentemente vem à tona a questão da TV pública, seja no Brasil, seja no mundo. Recentemente, o presidente Donald Trump sugeriu a criação de uma emissora do governo para competir com a CNN, que é a principal emissora norte-americana para o exterior. Para o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, essa é “mais uma demonstração de como o presidente é mal informado e fala coisas que não condizem com a realidade”. Provavelmente, o que Trump desejaria é uma rede de TV que atinja o mundo todo e que reproduza as suas próprias opiniões a respeito dos problemas internacionais, sugere o colunista.

No Brasil, o presidente eleito Jair Bolsonaro expressou a intenção de extinguir ou privatizar a TV Brasil, o que, para o colunista, demonstra certa falta de conhecimento dos fatos. “O que ele realmente pretende, presumo eu, é acabar com aquilo que os adversários do PT diziam que era a TV Lula.” Se era ou não, é algo a ser discutido, mas, para Lins da Silva, o presidente eleito deveria era tentar fazer uma verdadeira TV pública no Brasil – uma emissora que, apesar de receber financiamento do Estado, fosse independente de quem estivesse no governo. No entanto, ao que parece, Bolsonaro acha melhor fechar uma emissora que já custou muito dinheiro ao País do que transformá-la numa televisão realmente pública.

Acompanhe a coluna Horizontes do Jornalismo pelo link acima.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.