Talco infantil é acusado de causar câncer de ovário

José Eli da Veiga afirma ser muito difícil estabelecer a relação direta entre o talco e o câncer nos ovários

 19/07/2018 - Publicado há 6 anos

Nesta edição, José Eli da Veiga volta a falar sobre os perturbadores endócrinos descrevendo um caso do tribunal de Saint Louis, nos Estados Unidos, que condenou a empresa Johnson & Johnson a indenizar 22 mulheres e suas famílias porque o talco em pó infantil, carro-chefe da empresa, causa câncer nos ovários. “Esse caso é digno de muita atenção”, avalia.

O professor ressalta que essa condenação precisa ser bem entendida, por ser muito difícil provar que alguém tem câncer por causa de um produto fitossanitário, considerado um perturbador endócrino, encontrado em um simples talco, fácil de comprar, sem nenhum tipo de receita e cuidado. “Não é possível estabelecer a relação direta entre o ocorrido no caso, o câncer nos ovários, ao produto consumido”, observa.

Saiba mais ouvindo o link da coluna Sustentáculos.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.