“Sustentáculos” presta homenagem a Fernando Henrique Cardoso

José Eli da Veiga lembra que o ex-presidente teve papel importante nas questões ambientais e de sustentabilidade nos anos 1970

A questão da sustentabilidade teve sua evolução na época em que Fernando Henrique Cardoso foi um político de destaque no Brasil, a partir dos anos 1970. “Prestamos aqui uma justa homenagem. Afinal, questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade começaram a tomar corpo naquele período, logo após a redemocratização”, lembra Eli da Veiga. E este foi o tema que o ex-presidente abordou no encontro anual Viva a Mata, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, na última segunda-feira, dia 27, em São Paulo. “Foi uma grata surpresa vê-lo na tribuna, traçando um histórico da evolução das questões que abordamos aqui em nosso espaço”, destaca o colunista.

Eli da Veiga lembra também que FHC declarou ter se aproximado da questão ambiental por conta de sua convivência com o economista polonês (naturalizado francês) Ignacy Sachs, nos anos 1970. “Sachs foi um dos primeiros economistas a perceber, naquele período, a importância da sustentabilidade.” Eli da Veiga admite, inclusive, que a menção ao economista se dá com atraso em Sustentáculos e recomenda aos leitores o livro escrito por Sachs, intitulado A Terceira Margem: em busca do ecodesenvolvimento, lançado, há exatos dez anos, pela Companhia das Letras.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.