Suspensão de ciclovias contraria Código de Trânsito Brasileiro

Colunista defende importância das faixas para a mobilidade urbana e também para a saúde da população

Na coluna Saúde e Meio Ambiente de hoje, Paulo Saldiva comenta sobre a importância da mobilidade ativa como política de promoção de saúde, e defende que haja mais políticas que estimulem a locomoção por bicicletas, por exemplo, em uma sociedade essencialmente sedentária como a atual.

Na cidade de São Paulo, no entanto,  o que se vê é a falta de manutenção e a deterioração de calçadas e ciclovias, inclusive com a adoção de políticas municipais que suspendem ou dificultam o uso. Para o professor, isso representa uma incongruência em relação ao próprio Código de Trânsito Brasileiro, pois nele é estipulado que “a prioridade primeira é o pedestre, depois a bicicleta, em terceiro o transporte coletivo e, por último, o transporte individual motorizado”. O especialista reforça a crítica aos órgãos responsáveis, dizendo que “aparentemente nossas autoridades leem essa lista de prioridades ao contrário: todo o tempo semafórico, toda a estrutura de investimento em calçamento prioriza o transporte individual motorizado, já que até as faixas de lazer nos finais de semana desapareceram. Com isso a cidade fica mais pobre e infeliz, e nós cada vez mais sedentários”.

Saiba mais ouvindo a coluna  Saúde e Meio Ambiente no player acima.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •