Suinocultores recebem ajuda de manual para enfrentar pandemia

Criada por pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, a publicação trata dos cuidados necessários com animais e funcionários

Um grupo de cientistas coordenado pelo professor Adroaldo José Zanella, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, produziu o Manual Técnico Operacional – Procedimentos de Biossegurança para a Covid-19 nos Encontros nas Rotinas Produtivas entre Técnicos Extensionistas e Produtores Rurais de Suínos. O documento conta com 87 páginas e tem como objetivo orientar todos os profissionais envolvidos na cadeia de produção de suínos, conscientizando produtores locais sobre os cuidados necessários com os animais e funcionários durante a pandemia.

Como o formato de rádio é mais acessível nas áreas rurais, os pesquisadores também organizaram o material no formato de podcast. Contando com 17 episódios curtos e didáticos, são apresentados tutoriais para higienização pessoal e os cuidados com os animais, além de esclarecimentos sobre as formas de contágio da covid-19, inclusive a transmissão cruzada entre suínos e humanos.

Segundo o professor, “não existe nenhuma evidência científica de que os animais possam transmitir o novo coronavírus”. No entanto, a implantação de alguns hábitos nas rotinas produtivas podem fazer muita diferença, diminuindo o risco de contágio entre os suinocultores, técnicos e suas famílias.

“A suinocultura é uma cadeia de pequenos produtores familiares que interliga comunidades e sua importância é vital. Os cuidados com a biossegurança são muito importantes, pois são a única forma de proteger essas pessoas. Por isso, decidimos criar esse manual e apostar em podcasts, já que os produtores já são familiarizados com ferramentas como o rádio e o WhatsApp. A intenção é fazer com que pequenas mudanças de hábitos possam ter consequências enormes na diminuição de riscos”, explica Adroaldo Zanella. A partir desse estudo, outros grupos de pesquisa procuraram os desenvolvedores do manual para outras discussões científicas e o material já foi disponibilizado em espanhol e italiano.

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.