Sudeste vive surto de conjuntivite viral

Nesta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre o surto de conjuntivite e as formas de evitar a transmissão

 28/03/2018 - Publicado há 6 anos

Na coluna Fique de Olho desta semana,  o professor Eduardo Rocha fala sobre o surto de conjuntivite viral na Região Sudeste do Brasil. A conjuntivite é uma inflamação na mucosa, parte branca visível dos olhos, que causa lacrimação, vermelhidão e sensação de areia nos olhos, com ofuscamento da visão.

O professor conta que o surto é causado por um vírus que é transmitido entre as pessoas por gotículas de lágrimas, mas não causa problemas prolongados para a visão dos pacientes. Assim, é preciso evitar utilizar a mesma toalha e não colocar as mãos nos olhos.

Rocha ainda revela que não há remédio oral ou colírio para abreviar a conjuntivite. Dessa forma, o tratamento consiste em aliviar os sintomas com compressa fria, repouso com os olhos fechados e evitar coçar a região. Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.

Por: Giovanna Grepi

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.