Subestimado, cuidado com dentes de leite é essencial para as crianças

Professora de Odontopediatria comenta a importância dos dentes decíduos e como evitar a formação de cáries

 21/11/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

A importância dos dentes de leite é, muitas vezes, subestimada pelos pais. Eles são os responsáveis pelas primeiras experiências das crianças com alimentos sólidos de diferentes texturas, contudo, não recebem tanta atenção quanto os dentes permanentes. De acordo com Daniela Raggio, professora de Odontopediatria na Faculdade de Odontologia (FO) da USP, a primeira dentição é essencial para o desenvolvimento da fala, por exemplo.

Os dentes mal posicionados e perdidos por conta das cáries fazem falta e podem modificar o alinhamento da arcada dentária. Para evitar a doença, a professora acredita que é necessário uma melhor orientação destinada aos pais, que devem postergar a introdução do açúcar no alimento das crianças, além de estimulá-las, tornando o momento agradável e servindo de exemplo.

Ouça a matéria completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.