“Stalking” já pode ser punido legalmente, mas lei específica seria bem-vinda

Essa é a opinião do professor da Faculdade de Direito da USP, David Teixeira de Azevedo

 01/07/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP
Montagem sobre imagens Wikimedia Commons

.

O uso da expressão stalking é cada vez mais comum para descrever o ato de procurar os perfis de alguém nas redes sociais, mas o termo em inglês, na verdade, significa perseguir de forma persistente e obsessiva. Desde 2009, já foram apresentados pelo menos oito projetos de lei na Câmara dos Deputados visando a criminalizar esse tipo de ato.

O professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP, David Teixeira de Azevedo, falou sobre em que leis se enquadram esses casos atualmente e ponderou a necessidade de uma lei específica sobre a questão.

Hoje, quando um caso de perseguição como esse acontece, a vítima deve procurar uma delegacia. A partir disso, será aberto um boletim de ocorrência e o stalker será chamado à delegacia e encaminhado ao fórum. Na presença da vítima, do Ministério Público e do juiz, é feita uma proposta de solução do conflito, com pena restritiva de direitos – algo como serviços à comunidade ou restrições aos fins de semana. Caso não seja aceita a proposta, o caso vai a julgamento.

Escute a matéria completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.