Sonambulismo comporta riscos que merecem cuidados

A médica Rosa Hasan, especialista em Medicina do Sono do HC, diz que é um “transtorno que ocorre de formar parcial e normalmente, ao despertar, a pessoa não é capaz de lembrar de nada”

 10/03/2021 - Publicado há 3 anos
Por
O ideal é sempre preparar um local propício para uma noite sem interrupções com barulhos vindos de fora do quarto – Foto: VisualHunt CC
Logo da Rádio USP

Recentemente uma fisioterapeuta, de 27 anos, teve uma crise de sonambulismo e caiu do terceiro andar de um hotel no Rio de Janeiro. O fato causa preocupação para familiares e para quem tem esse distúrbio relacionado ao sono. O sonambulismo é um distúrbio cuja causa ainda é desconhecida. O que se sabe é que ocorrem diversas situações em que a consciência é alternada com o período de vigília.

É um  distúrbio que se manifesta durante o estágio mais profundo do sono, o sono de ondas lentas, chamado de não REM. A neurologista Rosa Hasan, especialista em medicina do sono, responsável pelo Laboratório e Ambulatório de Sono do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, diz que o sonambulismo é marcado por um despertar parcial, porém, a pessoa continua dormindo, ou seja, não lembra de nada que ocorreu durante aquela madrugada.

O termo sonambulismo surgiu justamente por esse movimentar-se. A pessoa anda e fala dormindo. Em casos raros, pode envolver comportamentos incomuns, como pular de uma janela ou urinar em um armário. Entre as parassonias existem o bruxismo e o terror noturno, que é um outro transtorno do despertar e que se confunde com o sonambulismo.

Segundo a especialista em Medicina do Sono do HC, o ideal é sempre preparar um local propício para uma noite sem interrupções com barulhos vindos de fora do quarto. Além disso, os familiares e a própria pessoa que tem sonambulismo devem tomar alguns cuidados para que se evitem acidentes, como a “colocação de grades e redes nas janelas, trancar locais perigosos da casa, deixar as chaves escondidas, porque a pessoa pode sair”, conclui a especialista.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.