Somente uso de aparelho ortodôntico não cura disfunção mandibular

Fatores causadores da doença vão além da oclusão dentária e tratamento deve ser acompanhado por especialista

 11/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 19/05/2017 as 8:51

Logo da Rádio USP

Segundo a professora Mírian Matsumoto, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), a disfunção temporomandibular é multifatorial. Além de problemas musculares e de oclusão dentária (mordida), fatores psicocomportamentais, como depressão, estresse e ansiedade, também podem causar o transtorno.

A professora explica que, antes do paciente se utilizar do tratamento ortodôntico para cura, ele deve procurar um especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial para um diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Como as causas da doença tem fatores diversos, a professora explica que somente o uso de aparelhos ortodônticos não tiram o sintoma da dor de cabeça por completo, nem corrige totalmente a disfunção.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.