Situação política do País pode estimular criatividade na arte

Guilherme Wisnik vê como exemplos o desfile e o samba enredo da Mangueira, campeões do Carnaval do Rio de Janeiro deste ano

 14/03/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Guilherme Wisnik lembra do período do regime militar,  quando a produção cultural precisou se reinventar, criar metáforas e usar eufemismos para sobreviver à censura. Na música, artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso e Geraldo Vandré, que eram acompanhados de perto pelos censores, tinham de abusar da criatividade para liberar suas obras. Não foi diferente no teatro, no cinema e na literatura.

É nesse contexto que Wisnik analisa o desfile da Estação Primeira de Mangueira, escola campeã do Carnaval carioca deste ano, que teve como enredo História pra ninar gente grande. O professor comenta sobre a criatividade na letra do samba que embalou o desfile e vê nesse tipo de manifestação um retorno ao período criativo inspirado por protestos e pela luta de mudança da condição politica do País.

Acompanhe o comentário completo no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.