Situação das universidades no Brasil é preocupante

Para Glauco Arbix, a educação não pode ser tratada com desprezo pelas autoridades

Não é de hoje que a situação não está boa para as universidades. No entanto, há um agravamento recente dessa situação. O professor Arbix faz uma análise do problema na coluna desta semana. Para ele, a universidade precisa estar em constante renovação, sempre buscando sua melhora, mas também frisa que o Brasil está longe de ser um país improdutivo no âmbito do conhecimento.

“Se o Brasil não tem condições de produzir ciência e tecnologia e de participar da grande onda tecnológica que se desenvolve no mundo, nós estamos firmando o nosso destino como usuários de tecnologia”, explica. Para Arbix, isso é um desastre para a economia do País. Isso porque, quando um país desenvolve sua própria tecnologia, é possível dinamizar sua economia.

O professor conclui fazendo um apelo: “A educação não pode ser tratada com amadorismo e com o desprezo que muitas vezes se expressa na boca de algumas autoridades”.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Observatório da Inovação.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar toda segunda-feira às 10h50, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •