Singer analisa resultados das últimas pesquisas eleitorais

Segundo André Singer, elas mostram uma disputa com conotação ideológica importante

 20/09/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

O cientista político André Singer analisa a disputa presidencial em função das últimas pesquisas de intenção de voto, concentrando-se sobretudo na que foi divulgada pelo Ibope, que mostra uma disputa entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Este último vem subindo rapidamente na preferência do eleitor e já está na segunda posição no quadro geral. Todavia, Singer lembra que “pesquisas eleitorais apenas retratam o momento em que elas são feitas, não querem dizer que é isso que vai efetivamente ocorrer no dia 7 de outubro”.

De todo modo, se esse quadro for confirmado, o colunista acredita que se está em face de uma transformação importante. “O padrão que se criou, a partir de 94, é que a eleição era disputada entre PT e PSDB”, mas Geraldo Alckmin não está indo muito bem nas pesquisas, pelo menos até agora. Isso, para Singer, aponta para uma configuração nova e com consequências duradouras na política brasileira. Acompanhe a íntegra do comentário pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.