Síndrome de Munchausen pode levar à morte crianças ou idosos

Trata-se de um distúrbio de difícil percepção, além de ser de difícil tratamento justamente porque seu portador não reconhece estar doente

 

A síndrome de Münchhausen – Ilustração: Booyabazooka via Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A síndrome de Munchausen por procuração é um distúrbio mental no qual um adulto provoca ou agrava uma doença em uma pessoa sob seus cuidados – normalmente em crianças e às vezes em idosos – apenas para chamar atenção sobre si. Mário Louzã, coordenador do Programa de Esquizofrenia do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, diz que a percepção da doença não é algo fácil. A experiência nesse tipo de atendimento faz com que os médicos percebam no Pronto Socorro que algo não vai bem. O tratamento é muito difícil  justamente porque as pessoas não o aceitam. A síndrome de Munchausen por procuração pode levar à morte crianças ou idosos.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da matéria.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.