Síndrome das pernas inquietas tem causa genética e atinge entre 5% e 10% da população

Segundo Daniel Borges, pode vir acompanhada de outras alterações, como deficiência de ferro, doença renal em estado avançado e uso excessivo de álcool ou drogas

06/07/2021 - Publicado há 3 anos
A síndrome das pernas inquietas geralmente surge após os 40 anos, em mulheres, mas pode ocorrer em todas as idades – Foto: Elf-Moondance – Pixabay
Logo da Rádio USP

A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio do sono que causa o movimento involuntário nas pernas e pés, justamente quando eles estão em repouso, o que leva a um desconforto. Daniel Guilherme Suzuki Borges, pesquisador do Ambulatório dos Distúrbios do Sono (Asono) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC-FM) da USP, diz que essa condição é diferente daquela em que se movimenta as pernas em momentos de nervosismo ou ansiedade.

A pessoa sente vontade de mover as pernas logo depois de ir para a cama ou durante toda a noite. Isso pode tornar difícil o adormecer, interferindo na capacidade de dormir bem.

A síndrome das pernas inquietas atinge entre 5% e 10% da população. Geralmente surge após os 40 anos, em mulheres, mas pode ocorrer em todas as idades. O pesquisador do Ambulatório dos Distúrbios do Sono diz que é importante ter atenção com o diagnóstico de crianças: “É desafiador porque  pode ser confundido com hiperatividade”, diz.

Ainda não se conhecem as causas específicas do surgimento da síndrome das pernas inquietas, no entanto, parece estar relacionada com distúrbios em áreas do cérebro.

A síndrome tem causa genética, por isso possivelmente alguém na família já tem o sintoma. Além disso, pode vir acompanhada de outras alterações, como deficiência de ferro, doença renal em estado avançado, uso excessivo de álcool ou drogas e uso de alguns tipos de medicamento.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.