Desde o início de fevereiro está sendo exigido, segundo novas regras da Secretaria da Fazenda e Planejamento, que galões de água retornáveis acima de quatro litros apresentem o Selo Fiscal de Controle e Procedência. Ele deve estar afixado, manual ou automaticamente, no lacre do recipiente. O estabelecimento envasador deve estar devidamente credenciado junto à Secretaria da Fazenda e Planejamento e aos demais órgãos de controle de procedência. Para Roberto Augusto Pfeiffer, professor do Departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP, “essa obrigatoriedade tem por objetivo controlar o pagamento de tributos por parte das empresas distribuidoras.”
A medida vale para galões novos, já em comercialização, ou até mesmo para aqueles reaproveitados. Venda com selo rompido está proibida. A vistoria ficará sob a responsabilidade da Secretaria da Fazenda, mas, na opinião do professor Pfeiffer, “os consumidores poderão ajudar no controle e fiscalização do lacre nos garrafões, realizando denúncias de irregularidades”.
Quem descumprir a medida ou o distribuidor que circular ou comercializar galões sem o selo irá pagar uma multa de quatro Unidades Fiscais do Estado de São Paulo para cada recipiente irregular. Isso dá um valor de R$ 116,36. As denúncias podem ser feitas no site da Secretaria ou pelo e-mail setorialbebidas@fazenda.sp.gov.br. O consumidor deve apresentar informações como data da aquisição do produto, fotos da nota fiscal e da embalagem, código de barras e nome da empresa.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.