Segurança na administração de medicamentos precisa avançar no Brasil

Para a professora Carmen Silva Gabriel, da EERP, técnicos e auxiliares de enfermagem ainda não possuem formação necessária para essa temática

 21/09/2018 - Publicado há 6 anos
Por

Falhas na assistência à saúde ainda são recorrentes nos hospitais brasileiros. Mas não é uma realidade só do Brasil; na Europa muitos países também enfrentam esses adventos, que muitas vezes são fatais. Em 2017, foram registradas 54.076 mortes por eventos adversos no País, segundo o Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil.

Em entrevista a Rádio USP, a professora Carmen Silva Gabriel, especialista em saúde pública da Escola de Enfermagem em Ribeirão Preto, explica que os profissionais graduados em Enfermagem possuem formação sobre a administração de medicamentos, entretanto, os técnicos e auxiliares de enfermagem não, o que torna necessário investir na formação desses profissionais.

A professora lembra a importância de informar a população sobre os perigos da automedicação, pois, muitas vezes, a população recorre a esse meio pela dificuldade em acessar os serviços de saúde.

Ouça a entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.