Segredos da Via Láctea ficam ocultos sob a poeira cósmica

Apesar de a Via Láctea ser conhecida há séculos em lendas e mitos de povos antigos, a poeira cósmica e a nossa posição dificultam sua observação.

 20/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 23/12/2016 as 16:14
Logo da Rádio USP
Impressão artística da estrutura da galáxia, baseada nos mais recentes avanços no mapeamento galáctico - Foto: Nasa/JPL-Caltech/ESO/R
Impressão artística da estrutura da galáxia, baseada nos mais recentes avanços no mapeamento galáctico – Foto: Nasa/JPL-Caltech/ESO/R

O que já sabemos sobre nossa casa no Universo é que, mais do que uma faixa brilhante, suas estrelas, nebulosas, planetas, gás e poeira formam uma galáxia espiral complexa e dinâmica, cujos objetos giram todos ao redor de um imenso buraco negro.

Quem nos conta em sua coluna na Rádio USP é o astrofísico João Steiner.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.