Sarna humana pode ser evitada com adoção de práticas básicas de higiene

Maria Cecilia Rivitti Machado alerta que “a prevenção é feita com higiene pessoal, como lavar as mãos, tomar banho diariamente, lavar as roupas do corpo e as roupas de cama com frequência”

 25/06/2021 - Publicado há 4 meses
Por
A sarna humana  é transmitida facilmente pelo contato entre as pessoas e não tem relação com a sarna de animais – Foto: Wikipedia – Fotomontagem/Jornal da USP

Um surto de sarna humana foi registrado no litoral sul de São Paulo, o que traz um alerta à população para os cuidados que se deve ter para evitar a doença. Também conhecida como escabiose humana, a doença não escolhe o alvo: crianças ou adultos podem ser contaminados. Além de ser muito contagiosa, é transmitida pelo contato direto com a pele ou através dos objetos da pessoa infectada.

A sarna humana é transmitida facilmente pelo contato entre as pessoas e não tem relação com a sarna de animais. A médica dermatologista Maria Cecilia Rivitti Machado, do Hospital das Clínicas e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica que a doença é “uma infecção causada pelo contato social de pessoas, possivelmente pela falta de higiene como lavar as mãos, tomar banho diariamente, lavar as roupas do corpo e as roupas de cama com frequência. Além disso, é muito importante deixar as roupas secarem ao sol e sempre que possível passar com um ferro quente, isso é prevenção”, alerta a dermatologista.

Caso os cuidados de higiene não sejam feitos adequadamente, o risco de transmissão da doença é grande. Toda a família deve ser tratada simultaneamente para evitar a reinfestação. O tratamento da sarna humana é feito com remédios por via oral, mas também é eficiente o uso de loções e sabonetes.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.