São Paulo: do trabalho para a folia

A cidade de São Paulo está passando por uma grande transformação em sua cultura urbana, com a ocupação dos espaços públicos

 23/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 30/03/2017 as 12:11

cab_raquel_rolnik

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px00_zero

Bloco de carnaval paulista homenageia a cultura Pernambucana, na rua da Consolação - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Bloco de Carnaval paulista homenageia a cultura pernambucana, na Rua da Consolação – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Para a professora Raquel Rolnik, colunista da Rádio USP,  o caos registrado no trânsito da cidade no último final de semana, por causa dos blocos carnavalescos, é reflexo de uma população que não se importa apenas com o trabalho, mas também com o lazer. A “locomotiva” que carrega o Brasil também quer folia e espaço público para extravasar sua alegria. Para ela, o Carnaval paulistano hoje é expressão de um movimento muito mais amplo, que acontece na cidade há pelo menos dez anos. O problema é que o poder público ainda não está preparado para isso.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.