Rubens Barbosa comenta aumento do terrorismo no mundo

O embaixador aponta como os ataques já não são liderados somente por organizações terroristas

 26/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 26/04/2017 as 14:36

20161025_terror_colunistabarbosa
Ataques de 11 de setembro de 2001 –  Foto: Wikipedia

O crescimento do terrorismo no mundo é o tema da coluna “Diplomacia e Interesse Nacional” desta semana. O embaixador Rubens Barbosa aponta que tem crescido muito o número de ataques pelo mundo, com pelo menos quatro seguidos na Alemanha e outros na Bélgica, França e Estados Unidos. Segundo Barbosa, foi deflagrada uma guerra sem face. Ele aponta que não só pessoas filiadas ao Estado Islâmico estão praticando os ataques, mas também lobos solitários e supremacistas brancas têm tomado a frente nesse tipo de ação contra imigrantes e refugiados.

Barbosa lembra que reações fortes contra os refugiados têm sido tomadas, principalmente nos Estados Unidos (sob a liderança do candidato à Presidência Donald Trump) e na Alemanha, onde a população começa a demonstrar maior insatisfação com a política de integração de refugiados de Angela Merkel. Quanto ao Brasil, o embaixador não acredita que existam riscos práticos, mas ressalta que grandes eventos como os jogos olímpicos, chamam a atenção do mundo todo e demandam maior atenção e preparo das forças de defesa.

Acompanhe o comentário completo:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.