Rosângela Hilário fala sobre pedagogia da diversidade

Rosângela Hilário trabalha no campo da Pedagogia da Diversidade como metodologia para que as questões étnicas, de gênero e identidades sexuais sejam temáticas constantes e interdisciplinares no ambiente escolar e na formação

 14/06/2021 - Publicado há 3 anos
Por

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Rosângela Hilário, pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP e professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, Rondônia. Ela é também líder do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde, registrado no Diretório de Grupos do CNPq.

Rosângela Hilário recebeu, em 2019, voto de louvor da Câmara Municipal de Porto Velho pelo ativismo e produção de estudos e pesquisas pelo combate à homofobia, transfobia e racismo. É também integrante da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes, onde ocupa a cadeira número 18, cuja patronesse é Tereza de Benguela, que foi líder quilombola no século 18.

É coautora das obras Referencial Curricular de Língua Portuguesa e Referencial Curricular de Ensino Religioso de Porto Velho, dentre outras.

Rosângela Hilário fala nesta edição sobre Pedagogia da Diversidade, que é uma metodologia que trabalha, no campo da Educação, questões como racismo, homofobia, transfobia, sexismo e outras formas de discriminações para desconstruí-las e criar novas percepções inclusivas, altruístas e integradas ao ensino, no ambiente escolar e em direitos humanos.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.