Robô no WhatsApp ajuda na triagem de casos de coronavírus

Murilo Gazzola diz que ferramenta contribui na identificação da doença e também na coleta de dados sobre notificações da covid-19 no País

 02/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 17/04/2020 as 16:37
Logo da Rádio USP
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Cientistas da USP têm se mobilizado para criar tecnologias que auxiliem no combate e no diagnóstico do coronavírus. É o caso de Murilo Gazzola, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), que desenvolveu um robô no WhatsApp que ajuda os usuários a identificar sintomas e notificar casos em todo o País.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Gazzola conta que o desenvolvimento da ferramenta, chamada de “CheckCorona”, foi rápido, com o objetivo de fornecer informações à população. “Com minha experiência, como cientista de dados na área da saúde, comecei a desenvolver essa ideia logo quando o primeiro caso de covid-19 foi confirmado no Brasil. Depois disso, houve a fase de testes e atualizações constantes”, explica o especialista.

Para utilizar esse recurso, basta adicionar o número +55 16 98112-8986 no seu WhatsApp e enviar uma mensagem que diga “CheckCorona”. A partir disso, haverá uma interação automática com o robô, que fará uma série de perguntas relacionadas às suas condições de saúde, aos contatos que teve recentemente e ao local no qual a pessoa mora. O criador do recurso explica que “isso é importante para termos dados sobre a situação das periferias, por exemplo, nas quais nem sempre há a possibilidade de o cidadão praticar o isolamento social e seguir as recomendações idealmente”.

Além de fazer uma triagem inicial, capaz de orientar as pessoas de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o pesquisador aponta que o robô pode ajudar na análise dos dados da pandemia, considerando as possíveis subnotificações da doença no País. “Hoje a ferramenta está sendo usada no Brasil todo, e a todo momento chegam mensagens. É importante analisar cada Estado; até agora existe uma correlação real entre os dados coletados pelo robô e os notificados oficialmente. A amostragem ainda não se compara à real população do Brasil, mas a ideia é ampliar cada vez mais e atingir cada vez mais pessoas”, conta o cientista.

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.