Risco de morrer por AVC é explicado por motivos além da saúde

Colunista comenta que a capacidade de sobreviver trabalhando e ganhando menos tem reflexos na taxa de mortalidade

Na coluna Saúde e Meio Ambiente de hoje o professor Paulo Saldiva comenta que não são somente alimentação e hábitos saudáveis os fatores para a qualidade da saúde. O ambiente social, econômico e cultural em que vivemos faz com que as condições de saúde sejam afetadas, inclusive as taxas de vida e mortalidade estão relacionadas a essas condições.

O professor Saldiva comenta que no Instituto de Estudos Avançados a professora Ligia Vizeu Barrozo, ligada ao Grupo de Estudo Espaço Urbano e Saúde, verificou que a mortalidade por doenças cardiovasculares não está relacionada diretamente à saúde e sim às condições como as pessoas se organizam para viver.

O colunista comenta que lidar com essa situação é um desafio para os profissionais da área médica, porque os fatores de risco nada têm com a prevenção à saúde.

Ouça a íntegra da coluna Saúde e Meio Ambiente com o professor Paulo Saldiva, no link acima.

 

 


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •