Revista inovou cultura gráfica no Brasil no século 19

Fundada em Portugal, “A Ilustração” era impressa na França e distribuída em Paris, Lisboa e Rio de Janeiro

Revelar a cultura gráfica no Brasil e na Europa na segunda metade do século 19 é uma das contribuições de A Ilustração (1844-1892) – Circulação de Textos e Imagens entre Paris, Lisboa e Rio de Janeiro, livro de Tania Regina de Luca, lançado em 2018 pela Editora da Unesp e pela Fapesp. A observação é da professora Marisa Midori, em sua coluna Bibliomania, transmitida no dia 16 de agosto de 2019. O livro aborda a revista A Ilustração, fundada em Portugal em 1854, que introduziu inovações gráficas na imprensa da época.

Através do estudo de A Ilustração – impressa na França e distribuída em Paris, Lisboa e Rio de Janeiro -, Tania mostra que as trocas culturais entre intelectuais do Brasil e da Europa eram intensas no século 19 e resultavam em influências recíprocas, o que contraria a visão tradicional de uma recepção passiva da cultura europeia por parte dos brasileiros.

Ouça no link acima a íntegra da coluna.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •