Retomada econômica global deve ser vista com cautela

Gilson Schwartz questiona a sustentabilidade de relatório publicado pelo Banco Mundial, ao analisar o crescimento econômico global

 19/02/2018 - Publicado há 6 anos

Na coluna de hoje, o professor Gilson Schwartz fala a respeito do relatório Retomada Ampla, publicado pelo Banco Mundial, sobre as perspectivas econômicas globais e os cenários enfrentados após a crise de 2008. Além disso, Schwartz ainda questiona a longevidade desse ciclo de retomada da economia mundial e como os países emergentes participarão dessa recuperação.

O professor acrescenta que, segundo esse relatório, embora o momento mais crítico tenha sido solucionado, ainda não há motivo para uma ampla retomada dos investimentos, pois a mudança quanto à concentração de renda é necessária, assim como uma maior participação de países menos desenvolvidos, como o Brasil e demais países da América Latina, onde existem incertezas políticas, a produtividade não tem crescido e os níveis educacionais são baixos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.