Restrição de foro privilegiado já era prevista na “letra da lei”

“É um passo do STF no sentido de assegurar a igualdade dos cidadãos perante a lei”, avalia o professor José Álvaro Moisés

 08/05/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Em decisão da última quinta-feira (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) restringiu o foro privilegiado para deputados e senadores.

Por sete votos a quatro, os ministros definiram que os parlamentares só podem responder a um processo no STF caso as infrações penais tenham sido cometidas durante o mandato e ocorridas em razão da função.

Segundo José Álvaro Moisés, professor de Ciência Política da USP, “a decisão vai afetar especialmente um grupo de autoridades que têm tido um comportamento de evitar quaisquer mudanças que possam afetar os seus interesses e a sua situação”.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.