Resolvido enigma da galáxia em que parecia faltar matéria escura

Apesar de conhecermos pouco sobre ela, já se sabe que todo o Universo tem matéria escura, inclusive em maior quantidade que a matéria visível

Cientistas do Instituto de Astrofísica das Canárias, na Espanha, parecem ter resolvido um problema surgido no ano passado, quando um estudo na Nature mostrou a descoberta de uma galáxia em que parecia não haver matéria escura.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica o que se sabe até agora sobre matéria escura e o que teria acontecido com essa galáxia, lembrando que todo o Universo tem matéria escura, inclusive em maior quantidade que a matéria visível.

Ouça clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  • 217
  •  
  •  
  •  
  •